João Evangelista

"Nada espero da literatura. Escrevo porque não sei viver sem as palavras."

João Evangelista Rodrigues (Arcos – MG, 1948) é formado em Filosofia e Jornalismo, com especialização em Literatura Brasileira. Professor reformado da PUC Minas, foi diretor da Casa do Jornalista e secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Considerado um dos principais poetas mineiros da atualidade, tem mais de cem letras de música gravadas, e é parceiro de Paulinho Pedra Azul, Chico Lobo, Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Grupo Viola Quebrada e Terra Violeira (Curitiba), Wilson Dias, Levir Ramiro, Felipe Bedetti, entre outros. É autor de nove livros, entre eles, O Avesso da Pedra (1981), Mutação dos Barcos (1988), A Oeste das Letras (1998), Transversias (2005), Visões de João Manoel - A dupla imagem da Poesia (2017) e os infantis, Poesia para que serve e Baile da Letras.

Nascimento 1948
Naturalidade Minas Gerais
Gênero Poesia, Literatura
Idioma Português

Obras do autor

Veia Latina

Veia Latina faz uma viagem lírica pela América Latina, dos pampas aos trópicos, através de 35 poemas bilíngues, traduzidos para o espanhol pela escritora uruguaia Patrícia Rodríguez Aguiar, escritos em diferentes épocas, que buscam recriar a atmosfera das décadas de 1960 e 1970, quando muitos países da região viviam sob ditaduras. Ao iluminar as obscuras lembranças daquele período, João Evangelista homenageia grandes poetas, escritores e militantes e tece, como um artesão da palavra, um manifesto.de amor pelos povos latino-americanos e a sua história.

Visões de João Manoel: a dupla imagem da poesia

Difícil fotografar o silêncio… é indeterminado, é de todos, é para todos. Um espaço comum e individual. Amplo e restrito. Para João Manoel ou para o infinito. É o diálogo entre a imagem e a palavra. Nas fotografias que acompanham os poemas a interação do homem e de sua obra.