Anelito de Oliveira

"Anelito de Oliveira tem uma trajetória de mais de três décadas de atividades nos meios jornalístico, cultural, literário e acadêmico no país e no exterior. Doutor em Literatura Brasileira pela Usp e Pós-Doutor em Teoria Literária pela Unicamp, é pesquisador vinculado ao NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) da UFMG e ao GeFelit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura) da UFS. Publicou vários livros de prosa ficcional (A menina chinesa, O iludido e Os acampamentos insustentáveis), de poesia (Transtorno, Mais que o fogo e A ocorrência) e ensaio (A aurora das dobras), além de dezenas de trabalhos em livros coletivos, revistas acadêmicas e jornais impressos e digitais no Brasil e no exterior. Dirigiu o Suplemento Literário de Minas Gerais de 1999 a 2003 e no momento dirige a Revista Sphera, o programa mensal A partilha do poético no YouTube e o Podcast Fanon Blues."

Obras do autor

Lançamento

Do Sigiloso

Em Do sigiloso, Anelito de Oliveira reúne cinco interlocuções críticas com a poesia de João Evangelista Rodrigues, mineiro nascido na cidade de Arcos em 1948 e em plena atividade, vivendo no momento em Japaraíba, região Oeste das Minas.

 

Todos os trabalhos foram demandados no bojo de uma convivência “na poesia”, como posfácio, prefácio, análise, resenha e entrevista, e representam, sobretudo, o esforço de um jovem crítico de compreender, de modo criterioso – algo bastante raro -, o trabalho de um poeta significativo especialmente na poesia mineira contemporânea.